A diabetes é uma doença extremamente severa que quase sempre dispensa completamente apresentações, a maioria das pessoas compreende muito bem os seus efeitos negativos e problemas que tal comorbidade pode causar.
É possível afirmar com toda certeza que qualquer paciente que possua diabetes, a partir do momento que descobre a sua condição tem toda sua vida, rotina e hábitos alterados completamente.
Quando falamos em tratamento e cuidados da diabetes automaticamente associamos a comer alimentos doces, mas na verdade, uma pessoa diabética deve tomar uma série de cuidados dentro de sua rotina e hábitos, não simplesmente evitando comer doces, mas também cuidados com machucados e feridas.
Ou seja, as pessoas que contam com essa condição devem ter atenção redobrada em uma série de momentos, principalmente os cuidados com lesões físicas.
Hoje em dia a diabetes é uma das doenças crônicas mais severas do mundo, estando presente em uma grande parcela da população, no Brasil são mais de 10 milhões de pessoas portadoras da doença, cerca de 6,9 % das pessoas, porém, o fato mais preocupante acerca dos portadores da doença é que nem todos conhecem a sua condição.
Sendo assim, uma parcela considerável das pessoas que carregam a comorbidade sequer sabia da necessidade de tomar os cuidados relacionados a uma diabetes, pois não sabem que portam esta doença que não é adquirida mas sim, hereditária.
Com isso, não são poucas as pessoas que possuem a necessidade de cuidados relacionados à diabetes, mas que não o fazem por falta de conhecimento, principalmente se considerarmos os casos na no qual a diabetes é desenvolvida com o passar do tempo.
Ou seja, as pessoas que possuem um pré diabetes, ainda não contam com a versão completamente desenvolvida da doença, sendo assim, não possuem diabetes realmente, mas já é necessário adotar os cuidados de um diabético para não desenvolver os malefícios da comorbidade por completo, uma vez que num quadro completo e desenvolvido surgem muitos problemas e pioram consideravelmente a qualidade de vida.
O que é e como funciona a diabetes?
Tratar uma doença complexa como a diabetes, não é uma tarefa nem um pouco simples, por isso escolhemos começar as dicas de cuidados que todo diabético deve tomar explicando como funciona essa doença, afinal de contas, nada melhor do que conhecer como ela afeta o seu organismo, para somente assim conseguir estabelecer as melhores formas de lidar com tais problemas.
De um modo geral a diabetes é causada pela falta de insulina no corpo, ou então pela ineficiência do organismo a utilizar este hormônio para suas finalidades. Essa substância tem o objetivo de controlar os níveis de açúcar presente na corrente sanguínea, devido a sua utilização de forma incorreta, faz com que o corpo concentre Índices muito altos de glicose, gerando assim a hiperglicemia, que por sua vez causa diversos danos em todo o organismo.
Esses danos afetam inclusive o sistema imunológico e o combate às feridas, o que faz com que todo diabético precise de um nome cuidado todos os dias evitando assim todo tipo de lesão corporal. Não é nem um pouco rápido se deparar com casos de pessoas diabéticas e o estágio avançado que precisar amputar parte do corpo por causa de feridas.
Melhore a sua alimentação
A maioria das pessoas não conseguem sequer controlar o que acontece dentro do seu corpo, sendo assim ao possuir o diabetes não temos como controlar os níveis de hipoglicemia, a única coisa que podemos fazer é optar por uma alimentação mais saudável controlando os nutrientes e substâncias que ingerimos.
Por isso, um dos maiores cuidados que um diabético deve ter está relacionado a sua alimentação, evite alimentos ultraprocessados, com altas concentrações de açúcares e principalmente escolha bons adoçantes naturais.
Atividades físicas
Combater as enfermidades causadas pela diabetes não é uma tarefa nem um pouco simples, exige uma grande quebra de paradigma e novos parâmetros de uma rotina de qualidade, uma das melhores formas de fortalecer o organismo é fazendo uso de atividades físicas diariamente.
Evite álcool
ingerir álcool rotineiramente vai levantar as taxas de glicose no sangue, fazendo assim com que o efeito da diabetes seja ainda mais intenso e principalmente causando uma grande sobrecarga no fígado.
Dê adeus ao Cigarro
O tabagismo é outro grande vilão da Saúde Humana, principalmente se for aliado com outras condições físicas.
Fumar rotineiramente faz com que aumente muito os riscos de desenvolver problemas cardíacos, atualmente existem também estudos que indicam que o tabagismo pode estar relacionado com o desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Cuidados com a sua saúde ocular
Pessoas que possuem a diabetes contam também com maiores chances de desenvolverem problemas sérios oculares, uma vez que os seus tecidos dos olhos são muito mais frágeis e propícios a desenvolverem problemas oculares, sendo assim, é necessário um maior acompanhamento e visitas frequentes a um oftalmologista.