Como cuidar dos pés e calcanhares?

Embora os pés sejam uma das partes mais exploradas do nosso corpo, muitas vezes esquecemos que eles precisam ser bem cuidados. Hoje vamos aconselhá-lo sobre como cuidar dos seus pés e como garantir que eles estejam sempre bonitos e saudáveis.

Parece que em tempos em que vivemos em constante correria, todos deveriam saber perfeitamente como cuidar dos pés. Afinal, eles “nos carregam” através de cada dia atarefado! Infelizmente, a realidade parece completamente diferente – geralmente nos esquecemos completamente deles, e nossa memória geralmente é refrescada pela dor. Causada por rachaduras na pele seca e calejada, unhas encravadas ou aparecimento de calos. Doenças semelhantes podem efetivamente estragar o dia. 

A única questão é: por que se expor a eles? É amplamente difundido que é melhor prevenir do que remediar e, no caso dos pés, evitar doenças desagradáveis ​​exige muito pouco esforço de nós. Aconselhamos sobre como cuidar dos seus pés para mantê-los facilmente saudáveis ​​e bonitos.

O que é prejudicial aos nossos pés?

Para responder à pergunta sobre como cuidar dos pés, você deve primeiro pensar no que é prejudicial para eles. Eliminar ou pelo menos reduzir os fatores prejudiciais costuma ser o primeiro passo para melhorar a situação. 

Nesse caso, a chave será evitar o uso de calçados errados, que pressionam e irritam os pés, obstruindo o fluxo sanguíneo adequado e causando calos e calosidades. É desaconselhável o uso frequente de sapatos saltos fechados, bailarinas estreitas ou sapatos de sola fina. 

Também não é aconselhável usar sapatos com os pés descalços, pois isso os expõe a abrasões e aumenta o risco de um corpo estranho entrar sob a pele. E se gostamos de praticar esportes, cuidemos dos calçados certos nos quais nossos pés ficarão bem presos para não se machucar.

Os problemas mais populares dos nossos pés

Saltos rachados

Calcanhares rachados geralmente são causados ​​por pouca vitamina A em sua dieta diária ou epiderme excessivamente queratinizada que seca rapidamente. Como resultado, a pele dos calcanhares começa a rachar. Com o tempo, essas rachaduras podem se tornar mais profundas e dolorosas, e é quase impossível curá-las por conta própria.

Para evitar que isso aconteça, use um tratamento diário que consiste em mergulhar os pés em água morna com a adição de uma loção de banho ou sal cosmético. Esfregue as cápsulas com vitamina A + E ou o creme cicatrizante na pele preparada dos calcanhares, o que suaviza a epiderme e acelera sua regeneração. Depois de aplicar a preparação, coloque meias de algodão. O tratamento é melhor realizado à noite antes de ir para a cama.

Pés excessivamente suados

A transpiração dos pés é um fenômeno fisiológico que ocorre em todos. Às vezes, no entanto, a transpiração é maior e pode até se tornar uma condição médica. Existem muitas causas de hiperidrose nos pés. 

Estes podem ser estresse, distúrbios emocionais, distúrbios metabólicos, neurológicos ou algumas doenças infecciosas, bem como alterações hormonais. Muitas vezes o problema também surge quando usamos sapato social feminino muito quente.

Para diminuir o problema, é necessário remover a epiderme calejada, que é o habitat das bactérias e, portanto, uma das causas do mau cheiro, durante a lavagem diária dos pés. Vale a pena usar meias naturais de algodão que permitem que a pele respire e absorva o excesso de suor. 

Também é necessário trocar os sapatos por outros mais leves quando estamos em ambientes quentes. Sempre deixe os sapatos úmidos para secar. É uma boa ideia equipá-los com inserções de ervas para neutralizar odores desagradáveis. Também vale a pena comprar um desodorante antibacteriano para os pés.

Os banhos de pés de ervas também são úteis para eliminar o problema, após o que você deve esfregar um creme que reduz a transpiração dos pés na pele. Quando os sinais de micose aparecem, as preparações anti fúngicas devem ser introduzidas no uso diário.

Como cuidar dos pés em casa?

O cuidado diário dos pés não é apenas uma maneira de mantê-los saudáveis ​​e bonitos, mas também um excelente remédio para fadiga e estresse. Os tratamentos para os pés – como peelings ou banhos – são muito relaxantes e trazem relaxamento para todo o corpo.

Como cuidar dos seus pés para que se sintam bem durante todo o ano?

Vamos começar lembrando algumas regras simples:

  • Após cada lavagem, seque bem os pés, prestando especial atenção aos espaços entre os dedos,
  • Esfoliamos as células mortas da pele pelo menos uma vez por semana,
  • Encurtamos regularmente as unhas – dando-lhes uma forma que não causará crescimento interno,
  • Hidratar a pele com cosméticos selecionados de acordo com nossas necessidades (o conselho de uma esteticista ou podóloga certamente ajudará aqui).

Cuidar dos pés sozinho não é difícil, pelo contrário – pode ser bastante divertido. Para começar, precisamos nos equipar com alguns acessórios. Embora não usemos todos eles todos os dias, certamente serão úteis quando, com um pouco mais de tempo, quisermos organizar um SPA em casa para nossos pés.

About the author

A Troféu News traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente > https://trofeumulherimprensa.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 5 =