Inbound marketing para e-commerce: como aplicar e quais as principais estratégias?

A cada dia, o consumidor tem um papel mais ativo na forma com que as empresas formatam seus produtos e suas campanhas de divulgação. O crescimento das estratégias de inbound marketing para e-commerce é um bom exemplo disso.

Se antes as marcas apostavam em campanhas que interrompiam a jornada do cliente com grandes chamadas e usavam canais de mídia que oferecem baixa capacidade de segmentação, como rádios e canais de televisão, hoje o cliente pede por uma experiência mais personalizada e que respeite seu momento de compra. Isso faz toda a diferença na hora de se comunicar. 

Nesse sentido, o Inbound Marketing para e-commerce surge justamente para oferecer uma melhor experiência ao cliente. Ao invés de interromper os consumidores, ele atrai e participa da jornada desse consumidor.

O objetivo é que, ao invés de ir atrás dos clientes, a empresa busque o caminho inverso, ou seja desperte o interesse do consumidor em ir até elas. Continue lendo e entenda como isso funciona. 

O que é o inbound marketing?

O que chamamos de inbound marketing é uma conjunto de estratégias que se baseiam na criação de compartilhamento de conteúdo voltado para um público segmentado e bem conhecido. A esse público também damos o nome de persona

A ideia é conquistar a permissão dos consumidores para se relacionar com eles usando diferentes canais de contato como redes sociais e blogs. 

Para começar essa relação, o inbound tem o objetivo de atrair o seu cliente através de um conteúdo que seja relevante para ele.

A partir deste contato, fica mais fácil ler o perfil destes consumidores em potencial e apresentar soluções até que eles se tornem seus clientes.

É importante destacar que ao investir em marketing de conteúdo para e-commerce, sua loja virtual está ampliando as chances de melhores resultados em outra estratégia: o SEO para e-commerce

Ainda dentro do conjunto de táticas que fazem parte do inbound marketing, ele ajuda suas páginas a se posicionarem melhor nos mecanismos de busca como o Google. Para entender melhor porque o SEO pode ser uma ferramenta poderosa para o seu site, assista ao vídeo abaixo. 

Perceba que, diferente do outbound marketing, a tática mais tradicional onde as marcas direcionam as campanhas para o maior número de pessoas possível, sem ter muito controle do perfil que está sendo atingido, o inbound busca o caminho inverso. Observe a seguir a comparação entre inbound e outbound marketing. 

Fonte: Mzclick

Como aplicar o inbound marketing para e-commerce? Passo a passo

Agora é hora de entender como aplicar essa estratégia de marketing para e-commerce

Separamos, a seguir, os passos mais importantes para colocar qualquer estratégia em prática:

  1. Defina seu público-alvo e crie suas personas
  2. Invista em conteúdo versátil e de qualidade
  3. Divulgue bem os seus conteúdos
  4. Leve em conta a jornada de compra
  5. Utilize o filtro de vendas

1. Defina seu público-alvo e crie suas personas

O primeiro passo para aplicar qualquer tipo de estratégia de inbound para e-commerce é definir o seu público-alvo.

Todo tipo de conteúdo deve ser sempre pensado e executado levando em conta seu público e as etapas da jornada de compra em que cada usuário pode estar.

Essa é a essência do Inbound, ele precisa ser direcionado para um público e adaptado para que o conteúdo envolva esses consumidores em potencial. 

Para saber mais como criar as suas personas, veja o vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=1WVDGXsaHn4&t=1s

2. Invista em conteúdo versátil e de qualidade

A ideia do inbound é atrair o seu consumidor em potencial através da criação de conteúdo relevante, por isso, além de levar em consideração o perfil, gostos e dores da sua persona é preciso criar um conteúdo que seja de qualidade para que o consumidor se interesse de fato.

Além disso, o ideal é que seu conteúdo seja o mais versátil possível, dessa forma você pode aproveitá-lo para várias mídias. Por exemplo, um blog post que possa virar um vídeo ou um podcast, dessa forma você atinge mais pessoas e dá opções aos seus leads. 

Dentro do marketing para e-commerce também lembre-se de criar um relacionamento com os leads usando o e-mail marketing. Divulgue o conteúdo nessa plataforma, para ajudar o contato a avançar nas etapas do funil de vendas

Lembre-se: o e-mail é uma das principais estratégias de marketing para e-commerce

Uma das formas de saber sobre o que escrever é buscando em ferramentas como Google Keyword Planner os termos mais pesquisados pelos usuários, e que estejam dentro do nicho que sua loja virtual atende. 

3. Divulgue bem os seus conteúdos

Além de criar bons conteúdos e que sejam bem direcionados e versáteis, é importante divulgar em vários canais de comunicação. Isso não quer dizer que você tenha que usar todos os canais sempre, nesse caso é importante adequá-lo ao meio.

Você pode criar um blog dentro do site, um canal no Youtube ou um perfil nos tocadores de podcasts e divulgar esses conteúdos em redes sociais como Instagram, Facebook e Linkedin, e, claro, por e-mail marketing! Dessa forma você ganha em alcance e engajamento.

4. Leve em conta a jornada de compra

Por fim, algo muito importante na hora de criar seu conteúdo e escolher quem irá recebê-lo é levar em conta a jornada de compra em que esse público se encaixa no momento. São basicamente 3 estágios:

  • Consciência: o consumidor expressa uma necessidade, dor ou problema, aqui ele busca apenas a solução desta questão;
  • Consideração: o consumidor passa a ter uma ideia mais clara do seu problema e começa a considerar as opções que possam ser necessárias para superá-lo, mas antes vai tentar fazer isso sem gastar nada;
  • Decisão: o consumidor já tem consciência do é necessário para resolver esse problema e passa a buscar os produtos ou serviços que podem resolver essa essa questão.

Quais as principais estratégias de inbound marketing para e-commerce e como usá-las na prática?

Uma vez que o conceito esteja bem explorado e os passos para aplicar as estratégias estejam claros, vamos às principais estratégias de inbound marketing para e-commerce para quem está começando.

  • Marketing de conteúdo: vale a pena criar um blog e levar conteúdo de qualidade sobre o segmento da sua empresa para atrair de maneira orgânica seus consumidores, sempre levando em conta a relevância do tema;
  • Técnicas de SEO: utilizar essas técnicas na produção dos seus conteúdos fará com que apareçam nas primeiras posições nos mecanismos de busca, ações como utilizar palavra-chave, URL otimizada, link building entre outras técnicas;
  • Anúncios patrocinados: uma das melhores formas de gerar tráfego para seu site é através de anúncios pagos no Facebook e Google Ads. Além disso, as ferramentas desses programas permitem que você mapeie toda a jornada de quem entrou no seu site, de que link ele veio, para onde ele foi depois e etc.
  • Landing pages: outra forma de criar um relacionamento com seus consumidores em potencial é criando páginas que pedem um cadastro em troca de um material mais rico, dessa forma você tem um lead mais qualificado e que permitiu que você entre em contato.

Esperamos que você tenha dado mais um passo para melhorar os resultados de suas estratégias de inbound marketing para e-commerce. Aplique nossas dicas e veja o resultado!
Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments e Boleto Recovery.

About the author

A Troféu News traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente > https://trofeumulherimprensa.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − nove =