O que é WhatsApp web

O que é WhatsApp web?

Você sabe o que é o whatsapp web? Essa pergunta é até um pouco estranha de ser feita, considerando que todo mundo sabe, ou pelo menos já ouviu falar no whatsapp, aplicativo de troca de mensagens que revolucionou nossa vida. 

Isso porque, se antes ninguém sabia o que é whatsapp web, hoje praticamente ninguém vive sem ele. O aplicativo é utilizado para falarmos com a família, com amigos, durante o trabalho, sobre estudos. Tudo gira em torno do whatapp. Tudo mesmo. 

Apesar disso, ainda existem aqueles que não sabem o que é whatsapp web, já que só utilizam o aplicativo no celular. Ou, pasmem, não usam o app. Sim, existem os rebeldes que ainda não se renderam a ele, mas eles são tema para outro artigo. 

Por enquanto, vamos nos concentrar em explicar, para quem ainda não está muito familiarizado, o que é whatsapp web, como funciona e o que faz por nosso dia a dia. 

O que é whatsapp web

Conforme explicamos, saber o que é whatsapp web é algo bem simples. Ele nada mais é do que um aplicativo do whatsapp que é utilizado diretamente no navegador de internet, sem que seja preciso instalar nenhum programa ou extensão.

Por ser uma extensão da conta do whatsapp que utilizamos no celular, todas as mensagens que enviamos e recebemos são sincronizadas entre o celular e o computador. Ou seja, você consegue visualizar o que recebe em um canal ou outro. 

Um ponto positivo do whatsapp web app é que ele dá liberdade total para que você possa trabalhar, sem pensar no seu computador ou muito menos no seu telefone. Aliás, um grande diferencial quando as pessoas entendem o que é whatsapp web é perceber que, com ele, não é preciso ficar o tempo todo com o celular na mão. 

Aliás, quando ele está logado no seu computador, o celular pode inclusive ficar em outro cômodo, já que você poderá responder tudo pelo computador enquanto trabalha, sem se preocupar com o seu aparelho celular. Uma distração a menos. 

Funcionamento

Agora que você sabe o que é o whatsapp web, você sabe como ele funciona? Sua mecânica é muito simples. Para que você possa utilizar o whatsapp web é preciso fazer a leitura de um código QR com seu celular, para que o aplicativo acesse suas conversas e sincronize-as no computador. 

Depois dessa identificação, pode deixar seu celular quieto e um pouco distante até, que o whatsapp web fará o resto. Só não deixe seu celular muito longe, ou o whatsapp web pode não funcionar. 

Esse recurso de proximidade foi adicionado pelo próprio Whatsapp, para evitar que as pessoas esqueçam o whatsapp web aberto em computadores públicos, por exemplo, e tenham suas conversas lidas por qualquer um que mexa naquele computador. 

E, como sabemos, muitas vezes trocamos informações pessoais e profissionais sensíveis via whatsapp, com o compartilhamento de dados que podem trazer uma enorme dor de cabeça se pessoas de fora do seu círculo familiar/de trabalho tiverem conhecimento. 

Então, para evitar prejuízos, procure sempre se desconectar do whatsapp web ao sair de perto do computador, principalmente se estiver em local público, assim terceiros não verão seus dados. Importante: não basta apenas fechar a página, pois o whatsapp web continuará conectado, permitindo que terceiros vejam suas informações mesmo que você tenha fechado a página. 

Diferenças entre whatsapp e whatsapp web

Saber o que é  whatsapp web é importante, mas você sabe quais as diferenças entre o whatsapp que você tem instalado no seu celular e o aplicativo que usa no seu computador? 

Elas são mínimas, mas existem. Por exemplo, você não consegue fazer uma chamada de áudio ou vídeo usando o whatsapp web. Apenas o whatspp para celular. Mesmo que você esteja usando um microfone, esse contato não é feito. 

Você pode compartilhar arquivos e até mesmo contatos usando o aplicativo para computador. Aliás, muitas vezes essa possibilidade é ótima para o trabalho, já que você baixa tudo o que precisa diretamente pelo aplicativo. 

Uma diferença entre os dois é que você não consegue adicionar contatos via whatsapp web, apenas pesquisá-los. Para incluir alguém ou criar um grupo, por exemplo, é preciso pegar o celular e fazer pelo aplicativo. 

Mas, em geral, não há muitas diferenças entre eles. E um complementa muito bem o outro. 

About the author