Conforme seu trabalho, ou do projeto que está encarregado, é normal considerar a possibilidade de uma locadora de máquinas. Afinal de contas, o custo de determinados equipamentos é muito alto, sobretudo para o caso de funções altamente especializadas.
Por outro lado, será que contar com esse tipo de serviço vale a pena em seu caso? Veja a seguir algumas informações principais para definir se vale a pena contar com uma locadora de máquinas. Além disso, veja alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de contratar uma empresa que atue neste ramo.
Será que preciso de uma locadora de máquinas?
Para responder a esta pergunta, existem alguns fatores que você precisa considerar. O primeiro deles é o segmento em que sua empresa trabalha. Isto porque há várias áreas estratégicas que trabalham com maquinário específico. Entre elas se destacam, por exemplo:
- Construção civil;
- Indústrias de extração;
- Produção de bens duráveis;
- Indústrias de bens de consumo;
- Produção industrial de bens de capital;
- Entre outras.
Em todos esses ramos, algumas tarefas e processos produtivos precisam de equipamentos específicos para sua realização. E neste sentido se destacam máquinas diversas, que executam tarefas como cortar, modelar e processar diferentes matérias-primas.
Assim sendo, tenha em mente que quanto mais específica for a função de determinado maquinário, mais cara ele será. E dependendo do seu fluxo de caixa, pode ser que não seja possível adquiri-la por seus altos custos. Neste caso, recorrer a uma locadora de máquinas é uma ótima alternativa.
Aqui entra outro ponto importante que você também deve prestar atenção. Máquinas com funções e processos específicos também podem ter altos custos de manutenção. Assim sendo, mesmo que você tenha dinheiro suficiente para adquirir este tipo de equipamento, pode não estar preparado para arcar com gastos para mantê-lo em perfeitas condições.
Neste sentido, o aluguel é um grande aliado pois o serviço de manutenção está incluso. Assim, caso haja necessidade de executá-lo, você não precisará gastar uma quantia excessiva. Bom, e para além desses aspectos, há ainda outro ponto que também fazem toda a diferença.
Será que o catálogo de uma locadora de máquinas me ajudará?
Voltamos à questão de maquinário específico para executar certas tarefas. Um grande problema neste sentido é que, pode ser difícil encontrar alguns equipamentos necessários para o seu trabalho, seja para locação ou compra.
Assim sendo, antes de contratar uma locadora de máquinas, é preciso estar ciente do tipo de item que ela disponibiliza. Neste sentido, alguns dos itens principais disponibilizados por essas empresas incluem:
- Máquinas pesadas, específicas para o setor de construção civil;
- Equipamentos para tarefas industriais, como máquinas de soldagem e laser;
- Geradores de energia, painéis e transformadores para condução da corrente elétrica;
- Além disso, exaustores para locais que necessitam de ventilação adequada;
- Por fim, máquinas capazes de manipular e transformar matérias-primas diversas.
Algo muito importante que você precisa ter em mente é que existem diferentes tipos de locadora de máquinas. Então, é importante fazer uma pesquisa para encontrar a empresa que melhor atende às suas necessidades. Assim é possível aproveitar seus benefícios.
Uma última dica importante
Se depois de considerar esses aspectos você contar com o serviço de uma locadora de máquinas, fique atento ao fechar o contrato. Este serviço precisa oferecer maquinário com as devidas certificações de segurança e boas condições de uso.
Além disso, é muito importante que o contrato especifique o custo da transação, por quanto tempo você poderá locar o item e como a empresa vai proceder diante de algum imprevisto. Se tudo isto estiver de acordo, poderá seguir com a contratação sem problemas. Isso, claro, tendo em mente que o serviço de locadora de máquinas é para você.